Publicações

  • Publicado em segunda, 25 fevereiro 2019 10:36

Skills Strategy Implementation Guidance for Portugal

A OCDE acabou de publicar o relatório Skills Strategy Implementation Guidance for Portugal : strengthening the adult-learning system sobre a importância estratégica da aquisição e desenvolvimento de competências na formação dos adultos para a economia e a sociedade em Portugal. 

OECD (2018), Skills Strategy Implementation Guidance for Portugal: Strengthening the Adult-Learning
System, OECD Skills Studies, OECD Publishing, Paris,
http://dx.doi.org/10.1787/9789264298705-en.

 

Construir a autonomia e flexibilização curricular

Despertar e inscrever uma outra visão e estratégia para a escola aconselha a necessidade e a capacidade de comunicação sobre o que se tem estado a fazer e o que se está a planear fazer. No essencial, o desafio é, nas palavras de Edgar Morin (2001), “fortificar a aptidão para interrogar e de ligar o saber à dúvida, de desenvolver a aptidão para integrar o saber particular não apenas dentro de um contexto global, mas também na sua própria vida, a aptidão para apresentar os problemas da sua própria condição e do próprio tempo” (p. 15).

Ao longo desta obra, os vários autores desafiam-nos a pensar, a fazer diferente, convocando e fundamentando os princípios-chave para o sucesso educativo e para o desenvolvimento humano que conjugam necessariamente as dimensões da inclusão, da flexibilidade, da cooperação, da qualidade, da inovação e da autonomia.

 Cristina Palmeirão e José Matias Alves

 

Mapa